quarta-feira, 21 de julho de 2010

Death Note


Galera como estou sem computador por causa da mudança não está dando para assistir animes novos então vou comentar sobre Death Note que para mim foi o melhor anime de todos os tempos.

Sinopse: O Death Note é um caderno no qual os Shinigamis (deuses da morte) anotam os nomes e causas de morte dos humanos. Quem tem seu nome escrito lá, morre instantes depois. Acontece que um caderno desses foi parar na mão de um humano, que passa a utilizá-lo para salvar o mundo dos seres de má índole, matando-os. Raito pode usar o Death Note sem precisar dar nada em troca ao Shinigami, pelo contrário, até ganha um amigo de conversas. O Shinigami explica que a única pena por utilizar o Death Note é o peso de saber que tirou uma vida, mas para Raito isso não parece um problema...

Gênero: Mistério, Thriller, Drama, Psicológico, Sobrenatural, Shounen, Policial, Detetive.

Escolhi a sinopse do Avidown porque ela não dá muito spoiler.
Para quem nunca viu Death Note eu digo que você ainda não sabe o que é um anime perfeito.
Com 37 episódios de muita tensão e suspense este anime reune um conjunto de qualidades que fazem qualquer um pensar muito bem antes de dizer que qualquer anime é melhor que Death Note. Lançado em 2006 e terminado em 2007, não poupou recursos na qualidade dos desenhos. Pelo menos eu na época nunca tinha visto nada igual. As trilhas sonoras caem perfeitamente como luvas nos momentos certos, fazendo tudo parecer muito mais do que é, se isto é possível, como se a tensão estivesse no ar quase podendo toca-la.
Apenas pessoas inteligentes são capazes de criar personagens brilhantes, então Tsugumi Ohba, o autor, deve ter sido no mínimo algum gênio ou um ex-agente da CIA porque em Death Note o que vemos não é uma simples batalha entre mentes como num xadrez e sim uma luta direta entre gênios que se dizem ser a justiça.
Estou escrevendo com muito cuidado para não dar spoiler, eu não me perdoaria se alguem lesse este post e acabasse tendo o anime estragado por minha causa, mas devo dizer que é difícil falar sobre um anime tão bom sem explicar direito o porquê.
Uma coisa que causou e ainda deve causar muita polêmica é o nome do personagem principal. No mangá o nome dele é Light porém no anime é Raito. Isto se deve a um trocadilho do autor e também se deve a pronuncia estranha dos japoneses. Eles tendem a trocar o R pelo L e vice versa então Raito muitas vezes é chamado por Laito. Por sua vez Light para os japoneses se pronuncia Laito já que eles tem o costume de não conseguir falar palavras com terminações mudas, sempre botando uma vogal no final, exemplo: a letra X em inglês se pronuncia écs e o japoneses falam éczo.
O anime também conta com ótimas músicas de entrada e encerramento. Do episódio 1 ao 19 toca a música The World da banda Nightmare e o encerramento a musica Alumina da mesma banda e do episódio 20 ao 37 toca What's up People da banda Maximum the Hormone na abertura e no encerramento Zetsubou Billy que só não toca no último episódio sendo substituida por Coda em uma versão instrumental.
Quando este anime começou a ser exibido e inclusive antes ele já era bem popular devido a versão em mangá que começou a ser lançado em dezembro de 2003, no Japão obviamente, porém depois da exibição do anime a popularidade de Death Note simplesmente explodiu vindo com ela nada menos que 7 filmes sendo 2 deles em anime e os outros em Live Action. Os mais recentes saíram em 2008 e 2009 que foram rewrites americanos.
Pessoalmente só assisti os em anime porque tenho um pouco de medo de Live Action, podem ser muito bons mas também podem decepcionar muito então preferí não arriscar.

Acabei quebrando a minha promessa de que não ia comentar qualquer anime que não tivesse sido lançado em 2010 porém Death Note não é qualquer anime. Vale a pena ver, recomendo a qualquer um, até quem não é otaku.
Não deixem de assistir também Highschool of the Death. Só de assistir o primeiro episódio já deu pra notar que vai estar entre o top 10 anime de 2010. Para quem gostou de Resident Evil é uma ótima pedida, eu estou adorando, vai ser páreo duro para Angel Beats.

Djá!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. ótimo texto realmente não deu spoiler e foi bem legal e seila foi massa li até o fim e gostei muito bem redigido