quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Bakemonogatari

Aew! Finalmente, depois de tanta espera, consegui trazer meu computador pra minha nova casa. E vou comemorar a vinda dele e o lançamento do ultimo episódio de Bakemonogatari com um post.
Dessa vez vou pular a sinopse, eu mesmo vou fazer uma dentro da matéria.

Gênero: Romance, Sobrenatural.

Ah, os animes adaptados de light novels são os melhores. Para quem não sabe light novel é um romance (livro) com ilustrações do mesmo estilo que mangá.
Bakemonogatari é extremamente intrincado com a cultura e a escrita japonesa o que faz com que seja extremamente difícil qualquer pessoa que não saiba falar japonês, ou melhor, qualquer pessoa que não saiba ler kanjis, entender ela completamente. O próprio título é um trocadilho com as palavras Bakemono (mostro) e monogatari (estória) que juntas soariam mais ou menos como Estórias de Monstros.
No universo criado por Nisio Isin todas as superstições e crendices japonesas ganham vida como: deuses, demonios, youkais e maldições que podem aparecer para qualquer pessoa. O anime é narrado por Araragi Komoyomi, nosso personagem principal, um garoto do 3º ano do ensino médio que foi atacado por um vampiro, porém quando a estória começa ele já está "curado" desta maldição. Por ter sofrido um desses males inevitáveis ele tende a ajudar qualquer pessoa que tenha sido amaldiçoada por alguma entidade.
A partir dai começa um romance, por assim dizer. Araragi ajuda a salvar de uma maldição imposta por um Deus caranguejo, Senjogahara Hitagi, uma garota de sua classe. Senjogahara é uma garota extremamente fria e calculista a primeira vista porém depois da ser ajudada por Araragi a estória toma um rumo muito interessante.
Este anime tem um estilo nunca visto antes, até os pensamentos mais sórdidos de Araragi são descritos em kanjis (a escrita japonesa) com apenas uma palavra em flashs coloridos entre-cenas. Além disso, o foco de olhos e rostos em certos momentos, característicos desse estilo, são tão próximos que chegam a ser distorcidos. Outro anime que tem um estilo muito semelhante é Arakawa Under Brigde onde o tema é simplesmente ser estranho. Além disso a linha do tempo da estória não é exatamente contínua. Cada história contada no anime é de uma época diferente .
A série em anime começou a ser lançada em 2009 e terminou recentemente agora em 2010. A pesar da temática ser complexa para os não japoneses a série ganhou o segundo lugar em 2009 perdendo apenas para Higashi no Eden.
Outra temática inédita que merece apenas aplausos, 100% recomendado a qualquer pessoa.

Até a próxima.

PS: Araragi foi atacado por um vampiro mas não é nenhum Edward Cullen da vida não (graças a Deus).

Um comentário:

Nick-chan disse...

Bacana esse anime! Depois vou ver ! (:
kis kisu